Funk Capixaba

13:08


E aí sangue bom, você não sabia que rola funk em Espírito Santo? E não é de hoje meu caro. Mas se o cumpade ainda está em duvida a gente pode chamar o DJ Alex, o sabe tudo dos capixabas, pra contar a história do ritmo mais contagiante no Estado:

"Há mais ou menos uns 25 anos atrás a equipe pop Rio, que já agitava funk no Rio de Janeiro, veio fazer um baile em Vitória. Eu já tinha uma equipe, Pop Music que tocava dance nas festas. Gostei do baile, fui me enturmando e conhecendo, até que decidi tentar tocar funk", explica o DJ.

O Amor pelo funk começou tão intenso quanto é até hoje. Foi um período áureo, mas curto. Da mesma forma rápida que os pancadões grudaram em milhares de ouvidos, evaporaram da capital capixaba. A conjuntura era complicada e surgiram problemas. Apesar dos bailes terem sido um sucesso, aquela famosa inexplicável violência reforçou o preconceito que as autoridades tinham e ainda tem com o movimento, levando os estabelecimentos a fecharem as portas para o funk. O golpe de misericórdia veio com uma matéria feita pelo Globo Repórter apontando os bailes do estado como o mais violentos do país. Durante um bom tempo, o funk hibernou em Vitória.

Hibernou, mas não morreu. Continuou tendo DJ Alex um amigo fiel, que defendeu o ritmo num programa da Tropical FM durante vários anos e montou a única loja especializada em funk do estado. Com a explosão do Rap nos meios de comunicação, o trabalho do DJ passou a render mais. Ele pulou para litoral FM onde agitou o programa Top Mix. Apesar do ritmo não ter tanta força quando o carioca, possuía uma galera cativa, que não perdia um baile. A quadra da Escola Império, no bairro de Caratuíba, Clube Náutico, entre outros, eram considerados os "berços" do funk.

A preferência era pelo som importado do Rio. Os MC's cariocas eram os queridinhos e não podiam faltar em festa nenhuma. Apesar disso, os MC's capixabas começaram a despontar e aprontar, destacando-se também nas rádios. Um dos mais famosos foi MC Pakalolo com o Rap da Baixada, que pedia a paz para todos.

O trabalho dos amantes do funk em Vitória não foi fácil. Principalmente com a Imprensa falando mal.

"O baile era violento, na época fiz um trabalho de conscientização das galeras e o clima ficou bem mais calmo. Todo mundo pedia a paz no mundo funk, mas mesmo assim ainda foi e é muito discriminado. Ele não é apenas isso que a Imprensa mostra.", defende DJ Alex

Existindo contras ou não, o funk cresceu no Espírito Santos e assim como no Rio, ganhou outros defensores: os playboys.

"O que mais tinha no meu programa era playboy pedindo funk", fala Alex.

A similaridade com o movimento carioca levou a camaradagem, pois os capixabas faziam questão de estarem sintonizados com o pólo funkeiro. Até gravaram um disco que era metade capixaba e metade carioca. Chama-se Top Mix (pela M. Funk record).

--------------------------------

Essa reportagem foi tirada da Revista Pancadão/1995. Fiz questão de colocá-la aqui para homenagear todos os capixabas que amam, respeitam e cultivam o Funk de Raiz. Até hoje eles curtem essa época, colecionam musicas, fazem bailes tendo como ponto alto os MC's cariocas da década de 90.

Aqui no site existem vários capixabas que vez ou outra deixam recados, pedem musica, elogiam, participam e sempre enaltecem os MC's. Os Mc's por sua vez, sempre me contam histórias marcantes de suas carreiras que tiveram como cenário bailes feitos no Espírito Santo. Por tanto esse amor e respeito é mútuo.

Funk de Raiz agradece à todos os capixabas que amam o funk e recebem nossos artistas com respeito e lotam os bailes até hoje.

Valeu rapaziada!!!!!!!!

Créditos: Revista pancadão

Complemento: Claudia Duarcha

"Se você e/ou sua empresa possui os direitos de alguma imagem/reportagem e não quer que ela apareça no Funk de Raiz, por favor entrar em contato. Serão prontamente removidas".

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

15 COMENTÁRIOS

  1. Meu nome é Leilson tenho 33 anos e curti d+ aqueles bailes alucinantes da quadra da Novo Imperio,hj não temos mais nada pra curti de funk em vitoria ou v.velha,era d+ so quem curtiu aquela época pode falar,varios mcs tipo neguin e jilmar,mikei e pakalolo,jefin e farao entre outros.Era uma loucura quando rolava a quadra.

    ResponderExcluir
  2. ola eu amava quando ia em vitoria, e quando eu chega na rodoviaria e sitonisava na radio litoral fm das 5as7 tinha o melhor programa de funk do estado. amava tudo aqui, e o movimento ja tinha chegado la em minas,, ai geral gravas varias fitas cassete e levava pra minas, ai vcs sabe me informar como posso ter aquelas vinhetas do TOP MIX da radio LITORAL FM caraca,so tinha vinhetas muito doidas,e muito bem produzida.. abracos, hoje eu sou dj aqui em boston EUA. e agito os brasileiro aqui em boston MA, e claro que so toco pancadao mesmo.. abracos desde ja,,
    me email e..
    maguinho.2006@hotmail.com
    queria ouvir mais daque bons temos, e ter der recordacoes obrigado a toda familia do funk de raiz..
    paz a todos..

    ResponderExcluir
  3. ola eu me chamo DINNHO DJ. eu to aqui em boston tocando muito pancadao pra os brasileiro que moran aqui,, eu queria saber, como eu posso ter e ouvir aquelas vinhetas do top mix da radio litoral fm. ja tentei entra em contato com a radio de varias maneiras, mas nao conseguir, sera que vcs pode me ajudar, agradeco desde ja
    meu Email e..
    maguinho.2006@hotmail.com
    abracos galera do funk de raiz.. paz pra todos

    ResponderExcluir
  4. TEMOS UMA HISTORIA TBM TIVEMOS UM INICIO UMA PROCURA UMA DIREÇÃO NOSSO FUNK É FEITO DE BATALHA RESISTÊNCIA E PRINCIPALMENTE OUSADIA! OBRIGADO A VCS DO FUNK DE RAIZ POR ESTAR DO NOSSO LADO!TAMO JUNTO

    ResponderExcluir
  5. E ai Galera do funk da paz !!
    Eu fico feliz de ter feito parte d tudo isso
    já que o meu tio Dj Jefinho era da pop muisc
    meus grandes amigo Dj Renatinho Dj Two !!
    E depois de muito anos me lancei com MC
    no final da dec. d 90 graças a Deus tocou muito o meu His Papapanéo
    ae sai no cds da pop 4 e 5
    olha era muito bom !!!!Saudades
    a realidade hj é outra !!
    tenho musicas novas mais não tem chances de tocar como na época q a pop dominava !! é triste !! mais mesmo assim luto pelo nosso funk.
    e como meu grande mano Faraó falou é muita luta !!!
    me msn gledsonexclusivoxd@hotmail.com

    e se de tiver um tempinho ai !!
    pesquise e ouça a musica nova !!
    Mc Gledson Esquenta
    funk da paz !!!tamu juntos

    ResponderExcluir
  6. pow galera, podia fazer uma campanha, sei lá...
    para trazer de volta akeles funk's maneiros
    pq o funk de hj é uma porcaria, até dá pra curtir, mas não é igual aos de antigamente.Enfim se juntarmos todos, podemos ter uma grande chance de trazer de volta a reliquia do funk.
    ABRAÇO!

    CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM/ES

    ResponderExcluir
  7. Estou estudando sobre relações etnico-raciais e escolhi o funk para dissertar e falar sobre o preconceito racial nas escolas, uma coisa complexa e este texto me foi muito útil.
    Leilany Santos Moreira

    ResponderExcluir
  8. Leilany, obrigada pela visita. Peço que dê os créditos ao texto na sua pesquisa.

    ResponderExcluir
  9. Ola meu nome e max a que saudade dos bailes antigos da novo imperio do varandas em coqueiral rio branco cancum itc esta quardado no meu coracao.faleu galera das antigas a emocao nao pode parar!!

    ResponderExcluir
  10. Morei em vitória de 1992 a 1998 e acompanhava algumas rádios piratas que rolavam funk. Agora procuro na net aquelas musicas para baixar, mas não encontro. Alguém poderia me indicar onde encontro para baixar? Tinha uma 'Muro de Concreto... de derrubar", mas só acho a versão do tijuana para o filme Tropa de Elite. parabéns pelo blog e continuem com o ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
  11. Pega no menu música, tem bastante mp3 pra baixar!

    ResponderExcluir
  12. OLa meu Nome é Pedro.Sou capixaba.Tenho o sonho de ser MC e to com umas letras de Funk da Paz que sao muito boas de criação minha mas nao sei como entrar no rumo,procuro ajuda!alguem pode ajudar?

    ResponderExcluir
  13. Ola.Gostaria de ajuda,sou de vitória(ES) e gostaria de me tornar MC,tenho umas letras de funk muito boas,funk da paz,quem puder ajudar agradeço muito,nao sei como me inserir neste mercado toda ajuda sera bem vinda.Prosperidade e Saúde a todos.PAZ

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde amigo.amigo como eu faço pra arrumar as musicas do three music dance?

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde amigo meu nome e daschagas eu queeia saber como faço pra arrumar as musicas do three music dance?

    ResponderExcluir

- Não serão aceitos comentários anônimos ou assinados com e-mail falso.

– Serão, automaticamente, descartados os comentários que contenham insultos, agressões, ofensas e palavras inadequadas.

– Serão excluídos, igualmente, comentários com conteúdo racista, calunioso, difamatório, injurioso, preconceituoso ou discriminatório.

– Os comentários publicados poderão ser retirados a qualquer tempo, em caso denúncia de violação de alguma das regras acima estabelecidas.

Populares

Curtir no Facebook

Flickr Images