"Movimento cultural" do funk ganha edital de apoio no Rio

01:02

por Isabella Infantine


O funk carioca, ritmo dito por muitos como pornográfico e que faz apologia ao tráfico, agora começa a ser visto de outra forma. O governo carioca discute a liberação dos famosos bailes nas favelas pacificadas e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro prepara um edital de apoio ao gênero.

Na última terça (31), uma discussão na Assembleia Legislativa do Rio abordou a questão dos bailes funk em favelas pacificadas pelas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). A festa não é proibida, mas há muita burocracia que acaba atrapalhando sua realização.

A secretária de Cultura não detalhou quanto será investido por meio do edital, ainda em fase de definição, mas diz que o apoio pode contemplar shows, gravações e bailes.

A mudança de percepção quanto ao batidão se deu ao longo dos anos e foi crescendo juntamente com sua fama. Em 2009, o funk foi reconhecido por lei como “movimento cultural e musical de caráter popular”. E agora, terá financiamento público.


Créditos: MTV

"Se você e/ou sua empresa possui os direitos de alguma imagem/reportagem e não quer que ela apareça no Funk de Raiz, por favor entrar em contato. Serão prontamente removidas".

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 COMENTÁRIOS

- Não serão aceitos comentários anônimos ou assinados com e-mail falso.

– Serão, automaticamente, descartados os comentários que contenham insultos, agressões, ofensas e palavras inadequadas.

– Serão excluídos, igualmente, comentários com conteúdo racista, calunioso, difamatório, injurioso, preconceituoso ou discriminatório.

– Os comentários publicados poderão ser retirados a qualquer tempo, em caso denúncia de violação de alguma das regras acima estabelecidas.

Populares

Curtir no Facebook

Flickr Images