Roda de Funk 52º D.P. Carceragem - Nova Iguaçú

21:56

Dia de eleição para Prefeitos e Vereadores nas cidades brasileiras. Chego em casa por volta das 22:00h , ligo a TV e vejo as notícias sobre a boca de urna, a vitória e a derrota de alguns candidatos no primeiro turno, o erros e os acertos das pesquisas eleitorais, etc. Estava exausta, mas ainda continuava a mil por hora. Tinha presenciado um marco histórico, que talvez passasse despercebido para a maioria dos indivíduos. Mas para grupo de pessoas que estava na 52º Delegacia de Polícia: tanto para os presos provisórios, delegado e agentes carcerários, quanto para nós, amigos e profissionais do funk, aquela data ficaria na memória.

Pela primeira vez na história deste País, presos provisórios exerciam um direito que, teoricamente, sempre tiveram: o direito ao voto. É cruel pensar que, ao mesmo tempo em que o Estado enuncia a cidadania para todos, comete soturnamente um crime eleitoral, impedindo determinados sujeitos que têm direito ao voto de exercê-lo. Acredito que essa contradição mostra os silêncios que os termos “direito universal” e “igual para todos” evocam. É como se o espaço onde se exerce essa “universalidade de direitos” só se constituísse pelo contraste com territórios de um “outro” que incorpora tudo aquilo que se opõe a uma pretensa “civilidade.” Territórios que são imaginados como zonas não-habitáveis da vida social, que, todavia, são densamente povoadas por aqueles que nem sequer possuem status de sujeito.

A universalidade parece silenciar “indivíduos” e “territórios” não incorporáveis à lógica neoliberal, deixando para eles apenas as caricaturas de seres perigosos que assombram a nação. Não foi, portanto, o pequeno número de votos dos “presos provisórios” daquela delegacia que transformou nossa tarde em marco histórico, mas sim um evento que, aos poucos, com o voto e com o funk, quebrou, por alguns momentos, essas fronteiras sociais silenciosas com seus inúmeros desdobramentos perversos.

Assim que chegamos na 52º Delegacia, Orlando Zacconi que coordena o projeto “Carceragem Cidadã” explicou que, apesar das duas celas serem divididas de acordo com a rivalidade entre as facções, não haveria problema para um MC, habitante de uma determinada favela dominada por certa facção, entrar na cela da facção “inimiga”. Aliás, complementou o argumento, dizendo mais ou menos assim: “aqui conseguimos milagre!! Uma facção emprestará o aparelho de som para a outra para que a Roda de Funk aconteça nas duas celas !!!”

Dali, já comecei a sentir um dos efeitos da arte, ou melhor, do funk na carceragem. Primeiro que ironia: “inimigos” compartilhando algo como se fossem “amigos”! E depois disso, ainda que com algum temor – ampliado pelo grande barulho que vinha das celas, como também pela expectativa de entrar em território desconhecido –, os MCs decidiram que cantariam em ambas as celas, independentemente do lugar onde moram. Afinal, como celebram nossos amigos funkeiros, “nós damos a festa só em troca de amizade.”

Nas celas, os MCs tomaram palavra, mostrando que, para o movimento Funk, “não há neurose, pois a sua maior arma é o microfone”. Aos poucos nosso temor foi desaparecendo, à medida que alguns “presos provisórios”, embalados pelo batidão, entoavam juntamente com os MCs os maiores sucessos do funk antigo. Fiquei mais uma vez perplexa com o poder das composições de funk produzidas na década de 1990. Atualmente, a política de criminalização do mercado de drogas ilícitas nas favelas chegou a tal ponto, que enunciar o pertencimento a uma delas pode significar uma sentença de morte. Mas, nos raps dos anos de 1990, a palavra favela tem nome próprio sem ser, no entanto, propriedade de ninguém!! Nas letras desses funks, o nome de cada favela aparece para destacar que todas elas são “morros sangue bom” onde a diversão é “baile funk, paz e amor” povoada por jovens que são, antes de tudo, funkeiros de uma mesma “massa de valor”. Mesmo com resistência e desagrado de algumas pessoas em entoar os nomes de certas favelas, foi nesse clima que os MCs mostravam que sua palavra cantada minava, aos poucos, as fronteiras simbólicas que interditam territórios como “perigosos”e transformam seus sujeitos em “esteriótipos demonizados”. Naquele dia, as pessoas eram muito mais do que o rótulo que elas carregam. Ainda que a condição insalubre do local nos lembrasse a todo o momento onde estávamos, o funk não só proporcionava interação direta entre todos, mas também instaurava outras possibilidades de existência para aquele local e para aqueles sujeitos. A gigantesca “classe de perigosos”, que povoa a grande mídia e, logo, nosso imaginário, passava por inúmeras reformulações. Os “presos provisórios” transformaram-se em “platéia” ou até mesmo em mais um MC de funk.

Salgadinhos e refrigerantes circulando pelas celas, reforçavam o clima de festa na carceragem, que foi coroada com a chegada de uma MC. Já de início o nome da artista foi ovacionado por toda platéia e a MC mostrou que a sensualidade feminina também poderia ser encenada e cantada ali. Respeitosamente, a platéia dançava com a MC e delirava. A felicidade transbordava nos sorrisos e na vibração de todos. A MC, que já era nossa Princesa do Funk, na carceragem recebeu o título de Rainha e ganhou da platéia um pequeno origami de flores.

Como diz a letra de um Funk, na prisão “uma hora é um dia, um dia é um mês e um mês é um ano”. Porém, naquela tarde, a emoção fazia desaparecer o tempo. Já estávamos há, aproximadamente, umas quatro horas dentro das celas. Ao fim da festa um dos nossos amigos MC abraçava o outro e cantava o refrão de um funk que ali fazia todo sentido, ampliando a realidade, “Liberdade, meu irmão, paz e amor!! Sem isso nada, nesta vida, tem valor.”

Já era noite quando deixamos as celas. As grades se fecharam, fazendo parar o tempo para aqueles que ficaram do “lado de lá”. Ao chegar em casa, as notícias sobre o “ritual democrático brasileiro em dia de eleição” tornavam-se banais, pois não encontravam mais correspondência com a realidade. Naquela noite, as imagens da carceragem e a força do funk eram de tirar o sono. Lembrava da fala de um outro amigo MC sobre o funk ser uma das maiores formas de comunicação da favela, pois, na carcegarem, o funk transformou todos numa única “galera”, que ao som de um mesmo “bonde”, cantava o amor, as injustiças e, principalmente, o sonho da liberdade.




































(Créditos: Texto/ Fotos: Adriana Lopes - Drica)

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

7 COMENTÁRIOS

  1. Excelente matéria! A mc acredito que seja a Dandara ( nao poderia ser mias emblemáticor! Dandara foi esposa e guerreira de Zumbi dos Palmares. Junto com ele, lutava para livrar os negros da dura vida que levavam. Suicidou em seis de fevereiro de 1694, para não voltar na condição de escrava.achei essa informacao na enciclopédia online Wikipédia)

    ResponderExcluir
  2. ERRATA:
    SAIU mias emblemáticor!
    O CERTO é mas emblemático!

    ResponderExcluir
  3. Essa matéria é inspiradora. Sou morador de Nova Iguaçu e, se não fosse pelo blog, esse fato passaria despercebido pra mim, o que me deixa amargurado. Onde está a "grande" imprensa?
    A verdadeira função da arte, a contemplação estética, realizou-se ali atravéz do FUNK, aliviando por instantes o sofrimento daqueles homens.

    ResponderExcluir
  4. MC Luluty, obrigada por tanta informação.
    Volte sempre.
    Bjocas

    ResponderExcluir
  5. Fábio obrigada por sua visita e seu depoimento.
    Concordo com tudo que voce escreveu... A mídia em geral não tem se preocupado muito em ver de perto nossos eventos, vez ou outra aparece alguém interessado, mas é raro. O blog de alguma forma tem suprido essa ausencia. Quem sabe isso não muda depois da votação à favor da Lei?
    Volte sempre!
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Marilia

    Oi claudinha adorei o que li, adoreiiiiii, gostaria de saber se posso trabalhar com este material com os jovens num projeto que venho trabalhando, inclusive convidá-la pra quando pronto estiver.... tem dvd?!

    ResponderExcluir
  7. amei a matéria. como digo e repito hoje em dia cadeia não é lugar de recuperação!

    ResponderExcluir

- Não serão aceitos comentários anônimos ou assinados com e-mail falso.

– Serão, automaticamente, descartados os comentários que contenham insultos, agressões, ofensas e palavras inadequadas.

– Serão excluídos, igualmente, comentários com conteúdo racista, calunioso, difamatório, injurioso, preconceituoso ou discriminatório.

– Os comentários publicados poderão ser retirados a qualquer tempo, em caso denúncia de violação de alguma das regras acima estabelecidas.

Populares

Curtir no Facebook

Flickr Images