Márcio G

04:58



O funk é conhecido pela alegria que leva às pessoas, pela conscientização dos jovens e por falar de amor. Mas como em toda história, o funk também tem seus momentos de tristeza. Um deles está próximo de completar cinco anos.

Quem não lembra dos versos de "A distância", "Deitados na areia" ou "Atrevida". Músicas que fizeram muito sucesso nos anos 90, nas vozes da dupla de MC's Márcio e Goró.

Uma parceria que foi desfeita em mais um caso de negligência do nosso governo, que se recusa em preparar seus jovens para o mercado de trabalho e os deixam à mercê da própria sorte.E nesta história não foi diferente.

Nasce e cresce no subúrbio do Rio de Janeiro, um jovem que tem como principal "arma', para enfrentar as batalhas que a vida lhe reserva, um dom dado por Deus: compor. E foi com este dom, ao lado de um velho amigo de infância, que esse menino conheceu um movimento musical que estava de portas abertas para todos aqueles que, com consciência, resolveram falar de seus sentimentos e idéias.

Eles cresceram, fizeram sucesso, ganharam fama, dinheiro, só que o que eles não esperavam é que um dia aquilo poderia ter um fim. E infelizmente aconteceu.

Carros importados, dinheiro, fama e mulheres, vieram e se foram com a mesma rapidez, causando angústia naquele garoto que não tinha estrutura cultural nem emocional para isso. Pronto! O desespero toma conta de sua vida e sem acreditar que, para tudo, Deus tem uma solução, no auge de sua depressão, em um momento de fúria, ele resolve acabar com aquilo que mais lhe incomodava: A PRÓPRIA VIDA. E, com um tiro na cabeça, despediu-se de nós o talentoso Mc Goró.

E o Marcio por onde anda?
Isto e muito mais é o que pode ser conferido nesta entrevista.

Por que Marcio G.?
Resolvi prestar essa homenagem ao meu eterno parceiro Mc Goró.

Tanto tempo de ausência do seu parceiro, como você se sente hoje?
Não tão bem, mas um pouco mais conformado.

"A DISTÂNCIA" (música de grande sucesso da dupla) hoje ainda é uma das mais tocadas na noite carioca, a que você atribui esse sucesso depois de tantos anos?
Eu acho que é porque além de ter marcado a história do próprio funk, ela também faz parte da trilha sonora de muitas pessoas, que hoje matam a saudade daquilo que geralmente a gente chama de "uma época que não volta nunca mais".



Em que você acha que a dupla Mácio e Goró contribuiu para o movimento funk e seus admiradores?Acho que na alegria e nas mensagens de paz e conscientização. O que automaticamente refletiu de forma positiva na imagem do funk.

Você tem contrato assinado com alguma gravadora?
Não, por enquanto não.

A pirataria atrapalha muito na negociação do artista com a gravadora?
Sim, e muito. Ela é a principal culpada por muitos artistas hoje não terem uma gravadora. Talvez, se os órgãos competentes fossem mais enérgicos nas suas fiscalizações e punições, as coisas não estariam deste jeito.

O funk voltou a fazer muito sucesso, mas os mais tocados são aqueles que chamamos de "funk antigo". O que você acha disso?
Eu sei que podem achar até radical da minha parte, mas eu sou da antiga e acho que isso nada mais é do que um reflexo desse funk sem qualidade que a galera que tá chegando agora faz. Eles falam muito de pornografia, fazem apologia a isso ou àquilo, e esquecem da essência do funk, que é falar de forma consciente sobre diversão, política ou até mesmo amor.

Com o "funk antigo" em alta, você acha que se o Goró estivesse vivo as coisas seriam diferentes para você?
Com certeza. Posso dizer inclusive, com muita humildade, que seríamos uns dos artistas mais solicitados do mercado. A julgar pelo retrospecto de sucesso de nossas músicas.

Por que você acha que o Goró se matou?Durante muito tempo eu me perguntei isso. Só consegui achar uma resposta para me conformar: falta da direção de Deus. Penso que se ele tivesse entregado os problemas dele na mão de Deus, como eu fiz, nada disso teria acontecido.

Este novo "BUM" do funk abriu portas jamais imaginadas. Você acha que isso é só modismo?
Não. Eu acho que o funk já passou pela fase do modismo. O que nós estamos tendo agora é o reconhecimento da mídia e da sociedade, de um movimento musical criado pelo povo da favela.

Sempre que uma dupla se desfaz, surgem boatos de uma substituição.Você pensou em algum momento substituir o MC Goró?Não, em momento algum. (Responde seco, sem deixar margens para dúvidas sobre esta questão).

Com carreira solo e de nome novo, quais são os projetos do Marcio G para o futuro?Assinar com uma gravadora, gravar um CD ao vivo e ver minhas músicas novamente tocando nas rádios de todo o país.

Creditos Texto e Foto Marcio G: Revista Exito Friweb - Crédito Foto Márcio e Goró: Claudia Duarcha

"Se você e/ou sua empresa possui os direitos de alguma imagem/reportagem e não quer que ela apareça no Funk de Raiz, por favor entrar em contato. Serão prontamente removidas".

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

12 COMENTÁRIOS

  1. sou de Guarujá e la mc Marcio e Goró fez muito sucesso
    gosto muito de todos os cd deles
    mas é realmente uma perda inrreparavel do mc Goró
    fiquei sabendo hoje vendo a entrevista do mc Marcio G
    mas vai um recado pro Marcio g
    confia em Deus que tudo vai dar certo
    ouça a voz do espirito santo de Deus
    e sabera o que fazer
    fica com Deus e que Ele sempre te abençoe

    Rudney Ribeiro

    ResponderExcluir
  2. Rudney! Obrigada pela visita... Lindas palavras!!!!!

    ResponderExcluir
  3. sou de fortaleza e o funk aqui já foi proibido a muito tempo, mas lembro ter ido pro show aqui do marcio e goró. os caras cantaram muito, fico muito triste em saber que esse funk não existe mais e que infelizmente no meu ponto de vista a maior parte que se toca hoje é só mercado não existe amor pelo o que se compoe. o pais perdeu um grande artista e um eterno MC que cantava o amor e por amor!

    ResponderExcluir
  4. o dia de hoje se tornou uma grande tristeza em meu coração,por que eu sou uma pessoa bem desligada de tv,jornais e outros noticiarios.então hontem eu resouvi atravéz da oesquisa do google ouvir os funk da antiga de márcio e goro...más tive uma grande decepção.logo de cara eu vi a noticia que o mundo perdeu um grande e talentoso cantor do funk da antiga.eu ainda acreditava que marcio e goro seguiam felizes por esse mundo a fora,...e agora eu estou triste com o fato acontecido.pois quando eu ouvir as musicas dessa pefeita dupla eu tinha dezesseis anos e me apaixonei pela dupla.má ja que o goro agora está nas mãos de deus,eu acredito que ele está em boas mãos e ótimos cuidados.taí um grande abraço pro marcio e que deus tome conta dele.

    ResponderExcluir
  5. Po é engraçado como tanta gente soube depois de tanto tempo que o Nosso eterno Goró ja se foi. Como uma Dupla de tantos feitos e historias nao só pro funk mais pra musica Brasileira nao tem o reconhecimento que merecia pela imprensa. Márcio e Goró sao eternos, sao fantasticos. Goró se foi e deixou o funk tao orfao cara! se tivesse ae duvido que nao seriam os Mcs mais solicitados no Mercado. Mais o Márcio ta ae na pista esse é o cara meu cumpade, a voz do cara é demais destroi no vocal, o cara é foda meu irmao...

    ResponderExcluir
  6. eu era muito fan de vcs e continuo sendo,.lamento o que aconteceu com goro fiquei muito triste,.pra mim vcs foram a melhor dupla de funk melodye de todos os tempos......... forca marcio g,............rodrigo de sao jose do vale do rio preto.rj

    ResponderExcluir
  7. Sou fã dessa dupla,letras inteligentes que falam verdadeiramente do amor parabéns Márcio, Goró Deus te ilumine.

    ResponderExcluir
  8. MC EDU DIRETAMENTE DE SAO LUIS DO MARANHÃO POXA DEPOIS DE TANTO TEMPO SÓ AGORA EU PUDE ENTENDER A VERDADEIRA HISTORIA DO MC GORÓ PORQUE QUE ELE MORREU GOSTARIA MTO DE SABER MESMO MAIS AGORA ESTOU MAIS BEM INFORMADO,POIS GORÓ ERA REALMENTE UM FENOMENO DO FUNK. MARCIO E GORÓ SIM É QUE ERA DUPLA DE VERDADE DOS ANOS 90 MAIS PARA QUEM CURTE FUNK ATÉ HJ NAO IMPORTA, O QUE IMPORTA É MARCIO E GORÓ SEMPRE VAI EXISTIR EM NOSSAS VIDAS PRINCIPALMENTE NA VIDA DOS APAIXONADOS PELO FUNK AI MARCIO G LEVA A MAL MAIS QUERO DIZER O SEGUINTE;MC GORÓ ESSA É PRA VC MANO(POIS O ROSTO QUE RIR É O MESMO QUE CHORA QUANDO UM GRANDE AMIGO VAI EMBORA)VALEW AQUELE ABRAÇO

    ResponderExcluir
  9. nossaaaa muito bom o funk desses caras eles era demais pena que acabou gosto desses tipos de funk aquela coisa mais romanticas e eles concerteza expressaram muito bem isso saudades goro

    ResponderExcluir
  10. marcio g força nais letras de funk meldy

    ResponderExcluir
  11. nossa marcio e goró claudinho e bochecha vcs foram tudo e mais um pouco na minha vd o marcio falou e tá registrado esse tempo n volta mais mesmo foi um tempo bom demais o própio marcinho fala vc q n curtiu os djs do vinil então perdeu o melhor funk do brasil aquele funk era funk

    ResponderExcluir
  12. márcio e goró e claudinho e buchecha participaram e como participaram e muito da minha infância,meus cd´s eu tinha uma lista enorme de colegas querendo emprestado pra leva pra casa e escultar. Era muito engraçado, poi não se achava fácil aqui em sampa poi eu trazia do rio de janeiro quando eu ia visitar minha vó que felizmente ainda mora por la. mas fica na lembrança essa saudade dos maiores compositores claudinho e goró...

    ResponderExcluir

- Não serão aceitos comentários anônimos ou assinados com e-mail falso.

– Serão, automaticamente, descartados os comentários que contenham insultos, agressões, ofensas e palavras inadequadas.

– Serão excluídos, igualmente, comentários com conteúdo racista, calunioso, difamatório, injurioso, preconceituoso ou discriminatório.

– Os comentários publicados poderão ser retirados a qualquer tempo, em caso denúncia de violação de alguma das regras acima estabelecidas.

Populares

Curtir no Facebook

Flickr Images