Prefeitura dá o primeiro passo para reconhecer o funk como Patrimônio Cultural da cidade

23:27


A Prefeitura do Rio deu o primeiro passo para, no futuro, reconhecer o funk como Patrimônio Cultural da Cidade. O município criou o Programa de Desenvolvimento Cultural do Funk Tradicional Carioca. O decreto de criação da ação é assinado pelo prefeito Marcelo Crivella e foi publicado na edição desta sexta-feira do Diário Oficial. O texto de criação do programa menciona a identidade cultural da diáspora africana no movimento, influenciado pela música eletrônica negra norte americana, o Hip hop e ritmos do subúrbio negro carioca do final da década de 1970.
— O funk é um movimento cultural da cidade que precisa e merece não apenas ser reconhecido, como também fortalecido. A partir do Decreto, a Secretaria Municipal de Cultura cria linhas de ações para fortalecer o funk carioca, seus artistas e produtores, inclusive por meio de capacitação profissional — diz a secretária municipal de Cultura, Nilcemar Nogueira.
Entre as justificativas, Crivella menciona a necessidade de fomentar e disseminar as manifestações culturais populares da cidade e o fato de que o funk tradicional carioca consiste em importante manifestação cultural popular do município. A Lei estadual 5543, de 22 de setembro de 2009, que definiu o funk como movimento cultural e musical de caráter popular, também é mencionada no decreto.
Além de fomentar a produção artística ligada ao gênero, o Programa de Desenvolvimento Cultural do Funk Tradicional Carioca tem como objetivo promover e difundir a cultura do funk em veículos de comunicação institucionais da Prefeitura para o fortalecimento do movimento cultural, disponibilizar aparelhos culturais e promover a capacitação de agentes culturais do movimento do funk.
OBJETIVOS DO PROGRAMA, SEGUNDO O DECRETO:
1- fomentar e incentivar a produção artística, de músicas, danças, livros, audiovisual, fotográfica, moda, entre outras, do movimento Funk 
Continue lendo aqui EXTRA
Créditos: Renan Rodrigues Jornal Extra
Foto: Google

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 COMENTÁRIOS

- Não serão aceitos comentários anônimos ou assinados com e-mail falso.

– Serão, automaticamente, descartados os comentários que contenham insultos, agressões, ofensas e palavras inadequadas.

– Serão excluídos, igualmente, comentários com conteúdo racista, calunioso, difamatório, injurioso, preconceituoso ou discriminatório.

– Os comentários publicados poderão ser retirados a qualquer tempo, em caso denúncia de violação de alguma das regras acima estabelecidas.

Populares

Curtir no Facebook

Flickr Images