Roda na Cidade de Deus

23:25

O processo de ocupação na Cidade de Deus começou em Novembrodo ano de 2008, na época as manchetes noticiavam:

"PM pretende dar um choque de ordem na favela. A ação tem como objetivo acabar com sete pontos de venda de drogas, além de coibir o sinal pirata de TV por assinatura e a venda ilegal de botijões de gás".

De lá para cá muita coisa aconteceu, outros objetivos foram implantados e os moradores têm passado por todos os tipos de situações.

O CDD, um dos maiores celeiros musicais do Rio de Janeiro vive hoje um momento de grande tristeza. Seus profissionais tem enfrentado represálias, não conseguem trabalhar e, até segunda ordem, o Funk está PROIBIDO na comunidade.

Lutando pelos direitos destes profissionais, a APAFUNK tem feito um trabalho cuidadoso de conscientização e informação diante do cenário atual do funk. O senso crítico dos seus componentes é de grande valia, em seus debates e eventos, é divulgada a lei que reconhece o funk como cultura, a importância do funk dentro das comunidades como meio de comunicação, informação e transformação, além de criar espaços alternativos a todos os profissionais que não conseguem divulgar seus trabalhos e ficam a margem do movimento, por não se enquadrarem ao "perfil" imposto pela mídia.

Em quase 1 ano de existência, a APAFUNK vem colecionando muitas vitórias, e a Cidade de Deus hoje faz parte desta realidade. Diante da criminalização e proibição do funk, os integrantes ocuparam a Rua GG, levando muita informação e entretenimento a todos os moradores dos Apês e policiais presentes. Para seus fundadores, este foi um MARCO na história da associação.

Eu, Claudia, saí de lá com uma certeza: "O trabalho é árduo, mas muito gratificante, tendo em vista que atitudes mobilizadoras e pró- ativas serão justamente o que sustentarão a transformação e trarão resultados compensadores ao movimento. É possível MUDAR o impossível, quando o coletivo está acima do individual".

Encontro você na próxima Roda de Funk, lá no Morro Santa Marta!.

Agradecimentos especiais: Fran, Fu da Bacardi, Bonde do Vinho, Jr, Leonardo, Markinhos, Beto, Tiana, Pingo, Liano, Zeu, Mano Teko, Lasca, Vinícius, Wandinho, Piri, Tojão, Orlando Zaccone, Adriana Facina e Guilherme Pimentel.

MC's Liano, Vinícius, Teko, Pingo

Liano, Pingo e Teko

MC's Jr. e Leonardo

MC Lasca

Jr, Fran e Lasca

Futuro do Funk

Bonde do Vinho

Bonde do Vinho

Criançada



Futuro quebrando tudo

Só no passinho





MC's Leonardo e Fran

MC Lasca



MC Fran





MC's Tiana e Fu



MC Fran





MC's Beto do Batô e Tiana

MC Markinhos da Covanca



Rapper Zeu, MC's Pingo e Liano



Fu da Bacardi



MC Tiana



Guilherme (Direito pra Quem?)

Presidente da APAFUNK MC Leonardo

MC Wandinho



Fran e Piri



Zeu e Danilo





Tojão (Espião Schock de Monstro)





Wandinho e namorada

D. Alba e Beto

Adriana Facina e Abel

MC Lasca e Maria

Criançada da CDD compareceu em peso!

MC Jr.

Mano Teko

Mano Teko e Adriana Facina

MC's Jr. e Leonardo





DJ Duda

Orlando Zaccone





B-Boy e MC Mingau (Don e Mingau)

Piri





Créditos Fotos e Texto: Claudia Duarcha

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 COMENTÁRIOS

- Não serão aceitos comentários anônimos ou assinados com e-mail falso.

– Serão, automaticamente, descartados os comentários que contenham insultos, agressões, ofensas e palavras inadequadas.

– Serão excluídos, igualmente, comentários com conteúdo racista, calunioso, difamatório, injurioso, preconceituoso ou discriminatório.

– Os comentários publicados poderão ser retirados a qualquer tempo, em caso denúncia de violação de alguma das regras acima estabelecidas.

Populares

Curtir no Facebook

Flickr Images