Mano Teko

17:41



Em 1991, aos 13 anos de idade, gostava de ouvir funk nas rádios, curtir bailes perto de sua casa e encontrou na musica a inspiração para escrever suas próprias letras.

Em 1994 conheceu Melvin, filho do DJ Corello, o “papa” do charme, que se identificou com suas letras. Despontaram no mercado fonográfico como a dupla de MC's Teco e Buzunga e fizeram sucesso por todo Brasil.

Anos depois, durante uma viagem, Buzunga sofreu um acidente de carro, acreditando que nada é por acaso. Desistiu de sua carreira e resolveu entrar de cabeça na religião e deixou o apelido de lado, hoje conhecido como Pastor Melvin.

Teko, sem o amigo, desanimou e também resolveu parar de cantar. Começou a cuidar da parte burocrática da carreira de alguns MC’s.

Mas quem é rei nunca perde a majestade e, sempre convidado, dá palinhas por onde passa, mesmo não se sentindo totalmente à vontade com aquela situação.
Eu sentia ali que não tinha como eu continuar. Eu e Buzunga dividíamos tudo e quando chegava a parte da musica que ele cantava eu não me sentia bem. Eu tinha preparo para continuar com tudo que vivi até aquele momento, mas sozinho não. Tipo assim, o time era com onze e eu estava jogando só com seis. Não conseguia ser feliz com aquela situação, talvez por ser precoce, mas não me sentia bem.
Incentivado por palavras de carinho e apoio MC Claudinho (Buchecha) convidou Teko para gravar em seu estúdio pessoal, mas infelizmente a morte trágica do amigo, colocou uma pedra encima dos planos.
“Ele foi a pessoa que me animou, e assim, quando estava tudo preparado pra voltar entre aspas, né? Porque tudo é uma longa caminhada... (relembrando palavras do Claudinho) “vai ser essa música, a gente vai produzir isso aqui” Começamos a correr atrás das pessoas para produção, aí aconteceu aquele acidente, ele voltando de Lorena, quer dizer... Botou uma pedra em cima daquele assunto. Até hoje eu tenho guardado as palavras dele ... eu tinha dado um passo ou uns passos mais à frente, mas tinha voltado à estaca zero de novo. Mas esse incentivo me valeu muito, pois voltei a escrever de novo, voltei a fazer coisas envolvido no estilo de funk.”
Em 2004 produziu várias canções, se entregou de corpo e alma à carreira solo e voltou mais consciente do que nunca. Hoje suas letras estão mais maduras, o MC vem falando de tudo sem cair na mesmice imposta pela mídia. Inventivo e livre ao elaborar suas canções e composições de grande riqueza rítmica e melódica, que mesclam a modernidade, como a tecnologia, aos elementos da cultura popular brasileira, sem deixar de cantar o amor e a amizade.

Mano Teko é um cara muito respeitado, um exímio compositor e dono de uma das mais belas vozes do funk, ele sabe de sua importância no movimento mas sempre lida com isso com os dois pés no chão.
Eu continuo sendo o Alexandre, eu em cima do palco sou o mesmo cara que está ali embaixo, tá ligado? Eu sou um ser humano, eu prefiro continuar dessa forma. No início eu fiz, por gostar mesmo de funk, por curtir funk, né? Gostar de escrever uma letra, de fazer... aí foi uma coisa, uma semente, foi crescendo, crescendo, daqui à pouco eu estava cantando, ouvindo a resposta do público... Hoje em dia eu sou viciado nessa coisa de está encima do palco. Fora do palco eu sou tímido, eu não consigo canta aqui pra vocês, mas encima do palco eu consigo cantar, apresentar ... Eu fui crescendo com isso, eu fui aprendendo muita coisa, fiz boas amizades, eu fiz verdadeiras amizades, melhor dizendo. No início foi uma escola, foi um aprendizado e hoje o funk pra mim é... além de ser uma continuação do que eu gosto é um momento muito especial por tudo que já vivi e vivo. Aprendi muitas coisas da vida com o funk, eu amadureci com o funk!”

A sua contribuição no funk foi muito além de suas canções e apresentações. Hoje ele é vice-presidente da APAFUNK, está envolvido em causas políticas e sociais e junto a MC Leonardo e tem criado espaços alternativos a todos aqueles que tem o que dizer em suas letras, porém não tem lugar na mídia para falar. Mano Teko dá continuidade à sua carreira mostrando que ser FUNKEIRO é muito mais do que muitos imaginam ou julgam.

E, para finalizar, Teko fala dessa “polêmica” sobre os MC’s não cantarem Rap:
Pra mim é um estilo. O Rap do funk é Rap, mas a origem toda é do hip hop. O funk no início era, na maioria das vezes, consciente. Hoje em dia, é que a parada desandou um pouco né? Ficou um pouco perdido, então pra você escutar Rap, hoje, é difícil. Na minha época os manos faziam com essa conotação, depois vieram sátiras e outros falando de amor, agora acabou se perdendo com as montagens.
Instagram: 

Mano Teko

Proceder Produções


Youtube: Canal Proceder


Musica:

Minha Conduta

Onde é que está?

Funkeiros

Tempo Quente



Créditos - Texto: Claudia Duarcha / Foto: Mano Teko

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

7 COMENTÁRIOS

  1. OI Gente!!!!
    sou super fâ do Mano Teko, desde pirralha!!!
    o primeiro rap dele e do Buzunga que eu mais amo é o da consiência, na época do "Não me quis mais, agora quer, vê se aprende a ser mulher", Eu estava em plena adolescencia e em conflitos por causa de namorados, baguncinhas, coisas e tal... Então era uma das que eu mais escutava e a que até hj todos dizem lembrar de mim é com "forever to love you".
    Tenho orgulho em dizer que esses caras fizeram parte de um momento marcante em minha vida, momentos que são inesquecíveis. Quanto ao meu comentário, eu concordo com tudo, sou suspeita pra comentar ou falar algo. Amo os funks da antiga, mas só os da antiga mesmo. Mas passei a gostar de alguns atuais por causa das minhas filhas que dançam onde escutam!!!
    Bjs a todos e adorei o espaço que vcs dedicaram ao verdadeiro funk!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Jussara! Obrigada por sua visita e comentário.
    Realmente Teko e Buzunga marcaram a história de muitas pessoas, os dois sabiam fazer Raps conscientes e musicas romanticas como poucas duplas da época.
    A música "Por causa de você", também é a minha preferida.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. FABIANO: O MELHOR FUNK FOI ESSE SAUDADE DO FUNK DA ANTIGA O MANO TEKO ESTA COM MUSICAS NOVAS, MINHA CONDUTA

    ResponderExcluir
  4. fabiano : mano essa e show : Não me quiz mais agora quer
    Vê se aprende a ser mulher
    Porque eu te dei muito valor
    Reconhece agora a dor

    O amor que eu sinto
    As vezes tão bonito chego até me impressionar
    Por você admito
    Que eu não ganho no grito da simples palavra amar

    Chorando é tão linda
    Que as vezes me esqueço como é que você sorri
    Por causa de mentiras
    Talvez seja dificil da gente se ressarcir

    A vida nos reserva
    Tantas dificuldades que é dificil de entender
    Problemas acontecem eu sei
    Mais eu não esperava que ele vira sem você

    Foi por causa de você
    Amor
    Foi por causa de você

    Se eu te disser que vou embora
    Você não vai entender
    Então prefiro dar o fora
    Qualquer dia a gente...

    Repete
    Qualquer dia a gente se vê

    Se o amor de dispersa
    Talvez seja motivo para nunca mais voltar
    Mais você foi embora
    E agora vem com o papo de querer me conquistar

    E você me conhece
    Eu até admito que ainda gosto de você
    Verdade eu não minto não
    Mais não se aproveite pois um não vai receber

    Repete se eu te disser...

    ResponderExcluir
  5. olá teko como vc vive hj quer o melivm esta fazendo susseso na igreja vc tem vomtadde de ser como ele levar a palavra de para seus amigo

    ResponderExcluir
  6. Como faço para achar a primeira versão da música por causa de você

    ResponderExcluir

- Não serão aceitos comentários anônimos ou assinados com e-mail falso.

– Serão, automaticamente, descartados os comentários que contenham insultos, agressões, ofensas e palavras inadequadas.

– Serão excluídos, igualmente, comentários com conteúdo racista, calunioso, difamatório, injurioso, preconceituoso ou discriminatório.

– Os comentários publicados poderão ser retirados a qualquer tempo, em caso denúncia de violação de alguma das regras acima estabelecidas.

Populares

Curtir no Facebook

Flickr Images