Projeto incentiva cultura nos morros cariocas

20:49

Marcela Rocha
Especial para Terra Magazine

"Agite a cultura da sua comunidade" é um projeto idealizado pela antropóloga e professora da Universidade Federal Fluminense, Adriana Facina. Para realizá-lo, a professora conta com uma verba do Ministério da Cultura destinada a ações culturais de extensão na universidade.

O projeto de Adriana consiste em dar cursos para a formação de agentes culturais populares. A idéia é capacitar pessoas que já trabalham com cultura nas favelas cariocas, para que possam elaborar seus próprios projetos. Adriana explica o intuito do projeto:

- Queremos dar meios de esses agentes dinamizarem a vida cultural de suas comunidades, fazendo o que já fazem: artistas, produtores culturais, organizadores de eventos e de festas. O curso tem duração de três meses e ao final, faremos um festival de cultura da favela na UFF.

Em março abrem as inscrições para os agentes. Um elemento importante, segundo a antropóloga, é a capacidade dos agentes em multiplicar o que for aprendido no curso em suas comunidades.

A professora conta que tem ido muito às favelas por conta de sua pesquisa de doutorado sobre o funk nos morros cariocas. Com isso, notou que "até existia um trabalho com cultura nas comunidades, mas era feito por ONGs ou pessoas de fora, o que não ensinava a comunidade a ser autônoma".

Para Adriana, "muitas vezes subestimam os moradores dos morros. Acham que não serão capazes de desenvolverem seus projetos sozinhos, mas eles são. Só precisam aprender como".

Conheça o projeto e participe:


"Se você e/ou sua empresa possui os direitos de alguma imagem/reportagem e não quer que ela apareça no Funk de Raiz, por favor entrar em contato. Ela será prontamente removida".

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

2 COMENTÁRIOS

  1. Oi Cláudia, obrigado por participar l'a do Sexy Help Desk, seja bem vinda!!! Espero por seus comentários lá nos posts!!! Bjão...

    Alberto publicou um post sobre.. Seja bem vindo ao Sexy Help Desk

    ResponderExcluir
  2. Alberto, obrigada por sua visita tambem!
    Adoro seu site.
    Bjos

    ResponderExcluir

- Não serão aceitos comentários anônimos ou assinados com e-mail falso.

– Serão, automaticamente, descartados os comentários que contenham insultos, agressões, ofensas e palavras inadequadas.

– Serão excluídos, igualmente, comentários com conteúdo racista, calunioso, difamatório, injurioso, preconceituoso ou discriminatório.

– Os comentários publicados poderão ser retirados a qualquer tempo, em caso denúncia de violação de alguma das regras acima estabelecidas.

Populares

Curtir no Facebook

Flickr Images