Projeto incentiva cultura nos morros cariocas

12/02/2009 | comentários: 2
Marcela Rocha
Especial para Terra Magazine

"Agite a cultura da sua comunidade" é um projeto idealizado pela antropóloga e professora da Universidade Federal Fluminense, Adriana Facina. Para realizá-lo, a professora conta com uma verba do Ministério da Cultura destinada a ações culturais de extensão na universidade.

O projeto de Adriana consiste em dar cursos para a formação de agentes culturais populares. A idéia é capacitar pessoas que já trabalham com cultura nas favelas cariocas, para que possam elaborar seus próprios projetos. Adriana explica o intuito do projeto:

- Queremos dar meios de esses agentes dinamizarem a vida cultural de suas comunidades, fazendo o que já fazem: artistas, produtores culturais, organizadores de eventos e de festas. O curso tem duração de três meses e ao final, faremos um festival de cultura da favela na UFF.

Em março abrem as inscrições para os agentes. Um elemento importante, segundo a antropóloga, é a capacidade dos agentes em multiplicar o que for aprendido no curso em suas comunidades.

A professora conta que tem ido muito às favelas por conta de sua pesquisa de doutorado sobre o funk nos morros cariocas. Com isso, notou que "até existia um trabalho com cultura nas comunidades, mas era feito por ONGs ou pessoas de fora, o que não ensinava a comunidade a ser autônoma".

Para Adriana, "muitas vezes subestimam os moradores dos morros. Acham que não serão capazes de desenvolverem seus projetos sozinhos, mas eles são. Só precisam aprender como".

Conheça o projeto e participe:


"Se você e/ou sua empresa possui os direitos de alguma imagem/reportagem e não quer que ela apareça no Funk de Raiz, por favor entrar em contato. Ela será prontamente removida".