Movimento Funk é Cultura

14:52

Edição Dezembro/2008

Há muito tempo que sinto a necessidade de se ter alguma frente política que impedisse o Funk de ser tão discriminado.

No inicio deste ano fui procurado por Adriana Facina, uma antropóloga e professora da UFF (Universidade Federal Fluminense), para uma entrevista para seu livro sobre o Funk . No final do bate papo vimos que era possível criarmos tal frente. Sabíamos que pra impedir tantos preconceitos e perseguições teríamos que ter uma lei que visse o ritmo Funk como cultura.

Arregaçamos as mangas e fomos pra batalha. Fizemos contato com todos que podíamos e os informamos da grandiosidade da causa. Em nossa primeira reunião em Niterói foi possível ver a força e a carência que o Funk tem. Força porque a reunião lotou em um domingo de sol e longe do Rio, e carente, pois é clara a necessidade de unificar esses jovens.

Nessa reunião foi lido o Manifesto do Movimento Funk é Cultura, que explica com mais detalhes a importância de termos uma lei que nos proteja.

Daí nascia a A.P.A.Funk (Associação dos profissionais e amigos do Funk), com o objetivo de dar ao movimento Funk uma representatividade, sustentada politicamente por aqueles que realmente vivem do Funk e por todos que o consideram parte importante da cultura popular brasileira.

Os deputados estaduais Marcelo Freixo e Wagner Montes, sensíveis a nossa causa, elaboraram o projeto de lei N 1671/2008 que DEFINE O FUNK COMO MOVIMENTO CULTURAL E MUSICAL DE CARÁTER POPULAR. Estamos em um processo de convencimento, entrando e saindo de gabinetes dos deputados na ALERJ e explicando a eles a importância de tal lei.

Conheci tanta gente esse ano divulgando essa idéia que vim parar aqui na Caros Amigos, que tem me ajudado muito a me apresentar quando sou chamado para falar nas Universidades por aí.

Vi também uma luz no fim do túnel quando me deparei com vários movimentos sociais buscando alimento, moradia e terra para todos.
Até ano que vem!!

Pra quem quiser ter acesso ao manifesto Funk é Cultura na íntegra é só clicar em http://www.funkderaiz.com.br/

Créditos: MC Leonardo / Revista Caros Amigos

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 COMENTÁRIOS

- Não serão aceitos comentários anônimos ou assinados com e-mail falso.

– Serão, automaticamente, descartados os comentários que contenham insultos, agressões, ofensas e palavras inadequadas.

– Serão excluídos, igualmente, comentários com conteúdo racista, calunioso, difamatório, injurioso, preconceituoso ou discriminatório.

– Os comentários publicados poderão ser retirados a qualquer tempo, em caso denúncia de violação de alguma das regras acima estabelecidas.

Populares

Curtir no Facebook

Flickr Images