Exposição de Daniela Dacorso revela o universo dos bailes funk no Rio

16:31


A fotógrafa Daniela Dacorso sobe os morros no Rio de Janeiro há mais de dez anos para documentar a cena funk. O primeiro clique da batida foi feito para uma reportagem para uma revista alemã no final dos anos 90, na cola de Mr. Catra num baile na Rocinha. Daí ela caiu para festa e reuniu várias imagens na exposição 'Totoma! - Imagens do funk carioca', em cartaz no Sesc Tijuca a partir desta sexta-feira (12) até 30 de setembro.

"O universo das favelas e dos subúrbios cariocas já me atrai por si só. A construção do espaço, da imagem e do corpo. O baile é uma explosão, várias cenas que acontecem ao mesmo tempo, em um milésimo de segundo", contou a fotógrafa para 'O Globo'.

Essa é a segunda mostra de Dacorso. A primeira, realizada no Ateliê da Imagem em 2009, era mais focada "no corpo, no tesão". Diferente do que revela a fotógrafa nessa edição, "tem menos sexualidade e mais cultura. Tem retratos de vários personagens do funk e uma homenagem a Lacraia. Tem fotos da década de 1990, em uma incursão que fiz no baile do Chapéu Mangueira, na época da 'Dança da bundinha'. E um vídeo caseiro que a molecada posta no YouTube do 'Passinho do menor da favela'".

O funk desceu o morro para pegar geral. "O preconceito diminuiu, mas as pessoas ainda são cautelosas sobre o assunto. O funk era mais underground, mais restrito às comunidades e aos subúrbios. Não frequentava festa de classe média, não era hypado. Era música de marginal", diz Daniela.

'Totoma! - Imagens do funk carioca'
Galeria do Sesc Tijuca. Rua Barão de Mesquita, 539 - RJ.
De 11/8 a 30/9/2011. Terça a sexta, do meio-dia às 20h30. Sábado, domingo e feriados, das 8h às 16h30.
Grátis

Créditos: Isabella Infantine - Foto: Reprodução/Pedro Martinelli


"Se você e/ou sua empresa possui os direitos de alguma imagem/reportagem e não quer que ela apareça no Funk de Raiz, por favor entrar em contato. Serão prontamente removidas".

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 COMENTÁRIOS

- Não serão aceitos comentários anônimos ou assinados com e-mail falso.

– Serão, automaticamente, descartados os comentários que contenham insultos, agressões, ofensas e palavras inadequadas.

– Serão excluídos, igualmente, comentários com conteúdo racista, calunioso, difamatório, injurioso, preconceituoso ou discriminatório.

– Os comentários publicados poderão ser retirados a qualquer tempo, em caso denúncia de violação de alguma das regras acima estabelecidas.

Populares

Curtir no Facebook

Flickr Images