Roubalheira no Funk

19:50

O pessoal do funk carioca deveria tomar umas aulas de como ganhar dinheiro com a turma da música da Bahia, onde, como se sabe, há artista até dono de jatinho.


Veja só. Os irmãos MC Leonardo, 34 anos, e MC Jr., 35, autores do funk-fenômeno “Rap das armas”, que tem feito um baita sucesso no mundo inteiro, ganham uma merreca em direitos autorais. Ano passado, a média mensal foi de R$ 1.500. Este ano, nem isso, uns R$ 500.

Os dois irmãos, nascidos e criados na Rocinha (veja a foto deles com a favela ao fundo), acham que os funkeiros são vítimas de preconceito. “Se este sucesso todo fosse com um medalhão da MPB, a mídia falaria, e a gente estaria na TV”, acredita MC Leonardo. “Não há julgamento com o funk. Há uma $ção. As pessoas acham que traficante financia o funk. Não tem isso. O funk não quer ser marginal. É empurrado para a marginalidade.”

Para piorar, a exemplo do filme “Tropa de elite” (“Rap das armas” faz parte da trilha), o funk deles também foi pirateado. Circula na internet uma paródia feita pelos MCs Cidinho e Doca.

O que deixa triste é que a versão plagiada vai na contramão da gente, que é contra a entrada de armas nas favelas”, lamenta Leonardo. “A versão faz a apologia do fuzil, da matança, o contrário da gente. Não processamos porque não foi comercializada.”

Ganhou o mundo

Depois de EUA, Alemanha, Argentina, Cazaquistão, Espanha, Cuba... o funk carioca “Rap das armas”, de MC Leonardo e MC Jr., da trilha de “Tropa de elite”, ganhou, acredite, uma versão de canto de torcida na... Suécia! Há até imagem no Youtube. Confira só em www.youtube.com/watch?v=2QK-aoOfAAs.

Confira aqui o "Rap das armas" original, de MC Leonardo e MC Jr., e aqui a paródia, da série "proibidão", de MC Cidinho e MC Doca, citadas hoje na coluna Ancelmo Gois de papel.


Créditos: Ancelmo Góis (O Globo)

"Se você e/ou sua empresa possui os direitos de alguma imagem/reportagem e não quer que ela apareça no Funk de Raiz, por favor entrar em contato. Serão prontamente removidas".

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 COMENTÁRIOS

- Não serão aceitos comentários anônimos ou assinados com e-mail falso.

– Serão, automaticamente, descartados os comentários que contenham insultos, agressões, ofensas e palavras inadequadas.

– Serão excluídos, igualmente, comentários com conteúdo racista, calunioso, difamatório, injurioso, preconceituoso ou discriminatório.

– Os comentários publicados poderão ser retirados a qualquer tempo, em caso denúncia de violação de alguma das regras acima estabelecidas.

Populares

Curtir no Facebook

Flickr Images