APAFUNK - Projeto Social 52ª DP

20:44

APAFUNK e Delegado Orlando Zaccone no projeto Carceragem Cidadã. Programa Balanço Geral da Rede Record estava lá acompanhando tudo.

Nas eleições municipais os presos da 52ª. Delegacia Policial, em Nova Iguaçu, puderam votar, como voces viram aqui nas fotos. Apesar de previsto pela Constituição, a iniciativa é inédita no país. A idéia foi desenvolvida pelo delegado Orlando Zaccone e faz parte do projeto “carceragem cidadã”. O projeto engloba ainda assistência educacional, cultural, jurídica e de saúde aos presos, conforme previsto na Lei de Execução Penal, mas raramente cumprido.

Quais são os próximos desafios?

- Agora nós vamos tentar divulgar esse trabalho, se possível nacionalmente, a partir dessa oportunidade que o TRE colocou de os presos votarem, porque esse é um fato inédito. Com a visibilidade que acreditamos que o fato vai ganhar, vamos tentar colocar esse debate sobre a carceragem cidadã, de forma a sensibilizar outras unidades carcerárias a seguirem esse padrão de respeito à pessoa do preso. Outro desafio é estender os projetos para a área de trabalho. Estamos fazendo uma pesquisa sobre possibilidades de cursos profissionalizantes, de forma que o preso possa realizar um trabalho tanto para fazer a remissão da pena dele, já que a lei lhe garante a redução de um dia de pena a cada três dias trabalhados, quanto para se capacitar em alguma atividade que possa servir na sua reinserção no mercado quando ele estiver lá fora. Mas essa questão do trabalho precisa ser vista com cuidado porque em muitos estados isso vem sendo colocado de forma equivocada, como uma exploração de mão-de-obra, já que o trabalho do preso custa mais barato e as empresas não estão obrigadas a pagar determinados benefícios. É importante que o preso não só trabalhe, mas possa adquirir um conhecimento que vai lhe ser útil quando ele sair. O nosso próximo passo, então, é desenvolver esse tipo de visão mais social do trabalho do preso.

Quer saber tudo sobre o projeto? Clique abaixo:

http://www.comcausa.org.br/entrevistas/zaccone_entrevista.htm



Jr. e Leonardo


Jr. Mano Teko e o MC da 52ª






Jr. e Bobô


Mano Teko




MC Garrincha, Mano Teko e MC Pingo




William do Borel, DJ Marcelo Negão, Zaccone e Leonardo


Galera ao delírio


Leonardo


William do Borel



Equipe do Balanço Geral


DJ Marcelo Negão


DJ Marcelo Negão e DJ Duda


Créditos Fotos: DJ Marcelo Negão

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 COMENTÁRIOS

- Não serão aceitos comentários anônimos ou assinados com e-mail falso.

– Serão, automaticamente, descartados os comentários que contenham insultos, agressões, ofensas e palavras inadequadas.

– Serão excluídos, igualmente, comentários com conteúdo racista, calunioso, difamatório, injurioso, preconceituoso ou discriminatório.

– Os comentários publicados poderão ser retirados a qualquer tempo, em caso denúncia de violação de alguma das regras acima estabelecidas.

Populares

Curtir no Facebook

Flickr Images